A cultura brasileira tem na história da Cortez Editora e Livraria um capítulo especial. Essa história se confunde com a trajetória de José Xavier Cortez, seu fundador.
Cortez, que saiu aos 17 anos do sertão nordestino apenas alfabetizado, tornou-se em 1966 aluno da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Seu interesse pelo livro e pela leitura fez com que sua permanência no ensino superior fosse garantida com a atividade de livreiro. Essa atividade o projetou no cenário institucional, uma vez que naquele contexto a circulação de livros era dificultada pelo obscurantismo da situação.
Assim, sua atuação o aproximou dos professores que eram intelectuais de vanguarda, renovadores críticos do saber acadêmico brasileiro. Nascia a Cortez Editora.
A identificação com aqueles intelectuais fez de Cortez o depositário não somente da confiança daqueles autores, mas também de seus textos que eram produzidos com intenso brilhantismo e encontravam, na Editora que se organizava, oportunidade de publicação.
Hoje, aproximando-se dos 40 anos, a Cortez Editora já publicou quase 1.300 títulos e a força de suas raízes se mantém, pois dentre seus livros 95% foram escritos por professores, pesquisadores e intelectuais brasileiros. Ou seja, a Cortez Editora tornou-se, ela mesma, uma depositária da cultura brasileira em suas expressões de análise, de crítica, de criatividade e de renovação permanente.
O empenho para garantir aos leitores um catálogo de qualidade ímpar, produzido com esmero, favoreceu também a agregação de autores estrangeiros de grande reconhecimento.
A Cortez Editora participa ativamente de quase todos os eventos nacionais que permitem divulgar sua produção editorial e seus autores em centenas de feiras, bienais, congressos.
Os leitores de todo o país já se habituaram a encontrar nesses eventos a Editora que se mostra “comprometida com a educação”, slogan que revela a todos sua origem e seus mais caros compromissos.
Foi a solidez do trabalho feito que estimulou a Cortez Editora a mostrar ao mundo toda a riqueza da cultura brasileira e a densidade ímpar de seus autores.
Há mais de 20 anos participa ativamente de grandes feiras internacionais como as de Frankfurt, Guadalajara, Bolonha, entre outras, e o faz como ativa protagonista à medida que se apresenta ao universo editorial internacional para vender os direitos de tradução desses autores brasileiros.
Do espanhol ao coreano, do inglês ao mandarim, a Cortez Editora mostra ao mundo a que veio.
Seu catálogo é referência nas áreas de Educação, Serviço Social, Ciências da Linguagem, Ciências Sociais, Ciências Ambientais e Psicologia.
Essa trajetória enriqueceu-se também com a elaboração de um cuidadoso catálogo de Literatura Infantil e Juvenil, cada vez mais aclamado, premiado e reconhecido.
A Cortez Editora aposta no futuro e oferece, com a garra de sua equipe, o luminoso caminho da leitura como proposta dessa empresa que tem orgulho de ser brasileira.
Nossa Visão:
Ser uma Editora comprometida com a educação para todos, com qualidade editorial e gráfica, respeitando e agregando valor para autores, colaboradores, clientes e fornecedores.
Nossa Missão:
Editar livros que contribuam para transformar a vida das pessoas.
Nossos Valores:
Transparência
As práticas das nossas ações devem manter a transparência em todos os níveis de nossa atuação interna e externa, com honestidade e clareza.
Confiabilidade
Zelamos pelas nossas relações e agimos pela concretização do que prometemos e queremos ver realizado.
Respeito
Atuar e conviver sem preconceitos, valorizando as diferenças, visando o bem-estar de todos e a transformação da sociedade.
Ética
Nosso ethos (morada) é tecido com base em nossos valores e os praticamos em todas as instâncias da Empresa e fora dela.
Nossa atuação visa construir relações honestas e saudáveis com todos os parceiros do nosso negócio.