Descrição
Este livro aborda, numa perspectiva de transformação, temáticas da maior importância para o educador: Projeto Político Pedagógico, Avaliação Institucional, Papel da Equipe Dirigente, Contribuições da Orientação Educacional, Papel da Supervisão/Coordenação Pedagógica, Trabalho Coletivo, Reuniões Pedagógicas, Currículo, Ciclos de Formação, Planejamento de Sala de Aula, Trabalho com o Conhecimento, Metodologia de Sala de Aula, Relação Professor-Aluno, Gestão de Sala de Aula, (In)Disciplina, Avaliação da Aprendizagem, Exames, Vestibular etc., tendo como eixo articulador a coordenação do trabalho pedagógico, no horizonte de uma gestão democrática e libertadora da sala de aula e da escola. Por seu caráter abrangente e radical, esta é uma obra voltada para professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos, professores-coordenadores, coordenadores de curso, orientadores educacionais, estudantes de pedagogia e licenciatura, gestores de sistemas de ensino e educadores em geral, da Educação Infantil ao Ensino Superior, de instituições públicas, privadas ou comunitárias.